top of page

Projeto Cerâmica Vargem do Tanque

Atualizado: 31 de out. de 2023

A criatividade transpondo fronteiras

Os maravilhosos trabalhos de cerâmica são complementos de fontes de rendas para muitas famílias através da arte.
A receita para alcançar o sucesso está em usar dois ingredientes principais que juntos somam a nota dez: uma parte de competência e nove partes de persistência. Vale ressaltar que objetivo em projetos de tamanha envergadura não é alcançado rapidamente; é preciso vencer as fases iniciais repletas de desafios, transpostos pelo aprendizado, pela dedicação e a prática. O lema até poderia ser “se tudo aprendemos, tudo podemos”, mas há de se trabalhar muito para conseguir alcançar as metas almejadas.
Assim vem caminhando o Projeto Cerâmica Vargem do Tanque em escalada contínua e vertical. Grupo Comunitário com letras maiúsculas, sim, pois foi da união em torno de um objetivo principal o fator preponderante para alcançar o reconhecimento e em consequência natural o sucesso. É a consolidação nascida de um sonho que se tornou a feliz realidade de muitas famílias. O ICCC - Instituto Cultural da Cerâmica de Cunha criou e promoveu com muita competência o projeto, cuja maioria dos participantes aprendizes do início são agora as artesãs do barro e das formas. Agricultoras e agricultores aprenderam esta nobre arte, batalharam, tornando-se orgulhosamente as mestras, certificadas oficialmente, que doravante ensinam novos alunos de diversas comunidades da zona rural.
A família inteira se beneficia com as novas conquistas.
Com muito louvor e mérito caminham com as próprias pernas - bateram suas asas do ninho do aprendizado inicial, tendo como seus mentores, agora guardiões, artistas de notório conhecimento na técnica de cerâmica de alta temperatura, criada e comercializada em Cunha nas últimas décadas. Estes artistas enxergaram a necessidade de resgatar a cerâmica raiz do município, herdada das paneleiras - nasceu assim o Projeto Cerâmica Vargem do Tanque, revivendo a antiga tradição das cerâmicas modeladas com ferramentas rudimentares e queimadas em fornos primitivos.
A cidade de Cunha, tendo conquistado o título de Capital Brasileira da Cerâmica de Alta Temperatura, aliada ao sucesso do Projeto Cerâmica Vargem do Tanque, fomenta naturalmente a arte e a economia do município, agregando valores sociais e financeiros.
A mais recente conquista da Cerâmica Vargem do Tanque foi a abertura de mais uma oficina na comunidade rural do Bairro do Vidro, há 31 km do centro histórico da cidade e próximo ao distrito de Campos Novos. São mais vinte novos aprendizes que estão sendo profissionalizados na arte da cerâmica, cujos mestres serão os próprios integrantes da comunidade, ceramistas formados e certificados pelo ICCC. “ Antes eu não tinha nenhuma especialidade; hoje sou professor(a) de cerâmica certificada pelo ICCC” — assim podem afirmar com orgulho. Atualmente os arquitetos locais e de outras regiões buscam nas peças produzidas pelo Projeto Cerâmica Vargem do Tanque a opção de decoração em diversos tipos de ambientes, desde rústicos até contemporâneos.
Integrantes da Comunidade Vargem do Tanque, apoiadores e convidados na inauguração escola de cerâmica no Bairro do Vidro













21 visualizações0 comentário

Kommentare

Mit 0 von 5 Sternen bewertet.
Noch keine Ratings

Rating hinzufügen
bottom of page