Carmo Camargo Jr., mais conhecido como "Seu Carmo!" é um artista plástico, músico de formação clássica, morador de Cunha, São Paulo - esta é a sua história.
Com base na excelente reportagem da competente jornalista/repórter e apresentadora da TV Aparecida / Rede Vanguarda, oportunamente mostramos um pouco desta dificílima profissão. A oficina do Seu Carmo, por si só, já nos arremete em outro mundo, ambiente que nos leva a relembrar personagens da nossa infância, como o velho Gepeto, criador de Pinóquio, outras figuras mais recentes habitantes das oficinas mágicas do Beco Diagonal de Harry Potter, todas repletas de ferramentas, madeiras e formas.
Formado também em artes plásticas, além de músico, tudo começou quando ele já tinha perto dos seus cinquenta anos, aos ser pego de surpresa com o convite para dirigir um projeto envolvendo aula de violino para crianças e adolescentes. Entretanto, como todo começo inovador tem seus percalços, os alunos corriqueiramente deixavam estragar os violinos, surgindo então a necessidade de consertá-los de maneira mais barata. Foi sugerido ao Seu Carmo que ele mesmo realizasse os consertos, pois, tinha uma pequena marcenaria e muita habilidade com a madeira.
- Mas, eu não entendo nada de conserto de violino ou qualquer outro instrumento! - retrucou Seu Carmo ao maestro que já tinha uma solução - foi agendada uma visita à oficina de um lutier.
Dias depois estava em Americana, São Paulo, na oficina do Mestre Agostinho. Devido à complexidade de consertar violinos de fabricação tão caras, Seu Carmo questionou a Mestre Agostinho se não haveria uma forma mais barata de construir um violino, que desse um bom resultado sonoro e o mais importante - baixo custo de manutenção.
A simplicidade do Seu Carmo, a sua humildade em dizer que jamais construiria peças artísticas utilizando as técnicas mais exigentes da luteria, era um sonho impossível. De natureza empreendedora não ficou satisfeito com a sonoridade dos violinos fabricados dentro do modelo econômico. A sonoridade desejada estava longe daqueles instrumentos rudimentares, planos, que não eram esculpidos conforme a técnica exigia. Do instrumento simples que criou no início, estudou com afinco as técnicas apropriadas, trabalhou noites adentro, testou, errou, até conseguir criar instrumentos dignos das maiores orquestras. A sonoridade ideal foi alcançada fazendo de Seu Carmo um vencedor, um grande mestre da luteria.
Com o tempo, assim como amadurecem os vinhos e as madeiras nobres, Seu Carmo tornou-se referência nacional e internacional em tão nobre arte. São violinos, violas, ukulelês espalhados por terras longínquas, maravilhas nascidas das mãos mágicas de um artista icônico. O exemplo de dedicação a esta nobre arte merece e deve ser seguida para que o lutierismo, uma das mais antigas profissões da humanidade perpetue. Parabéns ao Seu Carmo. Parabéns aos profissionais que fizeram esta grande matéria.
Comments